B.V
Hoje finalizo a fase mais difícil que já passei nesses 34 anos. Os primeiros 3 meses foram totalmente desacreditada da minha recuperação, decepcionada com a minha dependência química e frustrada com o sofrimento que causei aos que amo.
Completo 168 dias de evolução, autoconhecimento e muito aprendizado com o amparo diário de psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, rotina de palestras, atividades terapêuticas, arteterapia, exercícios, relaxamento… Enfim, todo um acompanhamento multidisciplinar que fez toda a diferença na minha recuperação.
Sou grata em especial à psicóloga Natasha que jamais desistiu de mim, que me ajudou a ressignificar minha vida, minhas emoções, permitindo me conhecer, me ouvir, me aproximar dos pais pais, aprender a lidar com as minhas frustrações e a me amar de forma mais acolhedora.
Obrigada família Gradiva por permitir recomeçar!
Patrícia Barcelos
Hoje é um dia muito importante na minha vida! No dia 05/5/2020 comecei minha abstinência alcoólica levada por diversos fatores. O princípio não foi nada fácil mas no meio do caminho encontrei uma estrela-guia chamada Estância Gradiva!
Minha vida, como a conheço hoje, resume-se a antes e depois da Gradiva! Foram 7 meses de tratamento e hoje completo 2 anos sem álcool. Muito devo a mim mesma pela minha força e motivação. Mas muito, muito mesmo eu devo à incansável dedicação de uma equipe de profissionais que sempre me trataram como um ser humano. Uma equipe de profissionais altamente capacitados e treinados com um olhar para a medicina humanizada como poucos lugares têm.
Na Gradiva, descobri que posso ser eu mesma e que não preciso me esconder atrás das minhas fragilidades. Descobri que minhas fragilidades são o que me fazem única neste mundo e são parte essencial de quem sou. Mas tudo isso eu só descobri graças ao trabalho incansável da equipe Gradiva.
Sou mais do que grata à Gradiva! Devo minha vida como está hoje ao trabalho de todos os profissionais deste lugar maravilhoso que tive a chance de estar!
Hoje estou trabalhando em um lugar maravilhoso onde me sinto bem e preparada para os desafios diários de uma dependente química em recuperação graças ao trabalho maravilhoso que a Estância Gradiva faz.
Patrícia Barcelos
Camila
Olá, tudo bem com vocês? =)
Estou escrevendo meu depoimento com muito amor e carinho para você que acha que não tem mais solução, com meus olhos cheios de lágrimas, e o coração em paz eu inicio este depoimento.
Me chamo Camila, tenho 33 anos, sou médica veterinária, possuo mestrado em ciência animal, todavia, uma adicta em recuperação, e tenho tantas palavras para descrever a gratidão que sinto em relação a Gradiva e ao meu Espiritual, mas essas simples palavras ainda não são suficientes.
De qualquer forma, espero que atinja cada coração que possa vir a ler e os encha de esperança de uma vida melhor e plena. Em meados de 2021, precisamente dia 27 de julho, um dia frio e triste para mim, mas mal sabia eu que seria o recomeço da minha história de vida, eu fui internada na Gradiva às pressas, mesmo sendo voluntariamente, eu não tinha mais perspectivas de vida ou sequer de uma recuperação saudável da adicção e alcoolismo.
Eu tive uma overdose antes de minha internação e, por conta disso, o último recurso de minha família que estava em desespero, sendo tudo ou nada, era a internação. Pesquisamos e encontramos a Gradiva, um lugar cujo qual é humanizado e nos acolhe com carinho.
Foi uma internação intensa, porque, além da adicção e alcoolismo, possuo depressão. Quando digo intensa, é porque houveram abstinências de sobremodo”complexas”, mas eu fui tão bem tratada, acolhida e amada por todos da Gradiva, começando pelas pacientes que me receberam com carinho, às pessoas que nos forneciam alimentação diária, pessoal do administrativo, recepção, monitores, pessoal da limpeza, até chegar ao corpo clínico e terapêutico e isso me auxiliou na minha jornada.
Quando recebi alta, estava em paz e feliz, mas então, recaí. Não se julgue por isso, porque com a queda, vem a vitória, basta você querer, ter apoio terapêutico e clínico, além de acreditar, acima de tudo, que é possível. Mesmo de longe e recaída, quando conversei de novo com o pessoal da Gradiva, me trataram com muito amor e carinho e talvez, eu teria um possível retorno a clínica. Um dia, tive um encontro com algo maior, no que eu creio espiritualmente falando, então segui, levantei e já se passaram 7 meses, são 7 meses que estou limpa. Tive muito suporte familiar, suporte da Gradiva como um todo, suporte clínico e terapêutico fora da clínica, e acima de tudo, Espiritual. Então, o que peço a você, creia que é possível ter uma vida plena e feliz, longe do álcool e das drogas, além de ser possível estabilizar o humor com o tratamento adequado. À todos que trabalham na Gradiva vai o meu muito obrigada por tudo!
Você que está lendo esse texto, saiba que tudo é possível, tudo se refaz, tudo se renova.
“Em tudo, dai graças.”
Intervenção Humanizada
Proporcionamos um novo conceito de tratamento humanizado, centrando o processo terapêutico no ser humano fragilizado e que procura um acolhimento, mais do que um diagnóstico que o estigmatiza. Nossa metodologia é abrangente e adere às novas políticas de saúde mental, por isso foi criado um programa terapêutico, individualizado, conforme a especificidade de cada psicodiagnóstico e construído por uma equipe multidisciplinar, com intervenções médicas-terapêuticas para estas finalidades.
Metodologia única, com resultados surpreendentes.
Cada tratamento é analisado pela equipe terapêutica de forma individualizada. Os pacientes têm acessos aos meios de comunicação diariamente, inclusive na internet, sempre monitorados por um profissional. Nas visitas as famílias podem ter uma orientação psicológica e também acompanharem a evolução do paciente em sua ressocialização constante, com saídas terapêuticas supervisionadas.